Vale à pena fazer faculdade? Veja a opinião de quem fez 3!
O Enem está chegando e com ele muitas dúvidas… muitos jovens confusos sobre o que fazer neste momento… E um sentimento de indecisão que perturba… O pior, e se eu tomar a decisão errada?
E se você faz parte do time dos já decididos quanto ao que fazer da vida, ainda vale a pena uma pincelada para pensar… Será que a profissão que estou escolhendo hoje ainda existirá nos próximos anos?
E o principal, se eu quero empreender ou me tornar um investidor, será que ainda compensa fazer faculdade?
Salve águias, estou aqui hoje pra falar de um tema que está muito presente na cabeça dos jovens nesse momento: O ENEM.
Que experiência eu tenho para falar disto. Para quem não me conhece, meu nome é Cesar Augusto Karam, sou já cursei duas faculdades, direito e administração de empresas, além de ter feito também um MBA em Gestão Empresarial. Enfim, o foco aqui do artigo não é a minha história ou ficar me gabando de formações, mas sim o que eu vivi de experiências e como estou vendo o mundo hoje, e que pode te ajudar a se decidir.
Fique tranquilo que não sou desses gurus que falam para você não fazer faculdade e depois te oferecem um curso com o famoso “Arrasta pra cima”. Estou falando de construção de uma carreira em algo que te dá prazer e de ganhar dinheiro e impactar vidas com isto. Afinal, não dá para ter só uma coisa né? Tem que ser prazeroso e tem que dar grana.
E antes de começar o conteúdo do artigo, se você quer fazer uma profissão, por vocação, que exige diploma, como medicina, direito, engenharia, odontologia, este vídeo em específico não é para você: Você terá que fazer faculdade por exigência legal e ponto final na sua dúvida.
Agora, caso você queira ganhar dinheiro, ser empresário, ou fazer outras profissões que não necessitam 100% de diploma para você ter resultados, esse texto é feito especialmente para você. E antes de você desanimar ou querer sair do blog por achar que eu vou só criticar ou bater o martelo para você fazer uma faculdade, te digo para aguardar, que até o final eu tenho certeza que você terá uma perspectiva totalmente diferente e fora da caixa.
Então vamos lá, de forma direto ao ponto, faculdade faz você ganhar dinheiro? Não.
Em primeiro ponto, verifique a quantidade de pessoas com diplomas desempregadas por aí. E mesmo que você se forme na melhor faculdade, não é garantia de nada… Tenho vários amigos que se formaram comigo na Federal que é referência na área tecnológica e estão desempregados hoje.
Por outro lado, existem casos de pessoas que se formaram em faculdades muito inferiores, ou nem se formaram e são bilionárias, como por exemplo, o Flávio Augusto, fundador da rede de inglês o Wise-Up e vários outros negócios.
Então a resposta final é para não fazer? Também não. Do mesmo jeito que existem universitários desempregados também existem outros tendo excelentes resultados. E com isso em mente, vou te apresentar alguns pontos positivos e negativos a respeito de faculdade, para que você possa absorver e decidir por si mesmo.
E antes de mais nada peço que você clique aqui para comprar o meu curso sobre como escolher o melhor curso…. To zuando galera, não tem nada disso…
Sem mimimi, vamos lá, pontos negativos da faculdade:
Para começar, grade curricular desatualizada. Na faculdade, tem muita burocracia para alterar as matérias e os conteúdos abordados. E hoje em dia, com o mundo em constante evolução, elas podem acabar desatualizadas de tudo que está acontecendo. Ou seja, existem grandes chances, dependendo do seu curso, de você entrar na faculdade e aprender coisas que simplesmente não serão necessárias, assim como poderá deixar de aprender outras que seriam importantíssimas para seu futuro.
Um segundo ponto negativo, na faculdade você é “obrigado” a estudar todas as matérias presentes. Vou dar um exemplo, quando cursei direito meu interesse era aprender sobre a parte de direito empresarial e temas que me ajudariam no mundo dos investimentos e dos negócios. E de repente me vi vários semestres tendo que decorar tudo sobre direito penal e as leis penitenciárias brasileiras… Ou seja, um saco, pelo menos para mim.
Então, de repente, uma matéria que nem faz sentido você ficar aprendendo. Por que com certeza não irá utilizar, você acaba tendo que gastar centenas, senão, milhares de horas com isso.
E de forma contrária a isso, quais são os principais pontos positivos?
A depender da qualidade da faculdade, e isto eu pude observar na Federal, você aprender a ser disciplinado. São muitas tarefas, pesquisas e prazos.. E de uma forma mais ampla, você consegue após aqueles ano pegar o que eu chamo de visão do todo. Ainda que eu não tenha saído da faculdade de Administração sendo especialista em nenhuma área, ali eu consegui mapear quase tudo que existe no mundo dos negócios. Lembrando claro, que teoria e prática são diferentes, mas se complementam.
Um segundo ponto positivo é a possibilidade de fazer networking com pessoas que possuem os mesmos objetivos que você. Quem sabe se conectar com colegas que podem te ajudar com assuntos que você não domina…. Com professores experientes que podem te auxiliar de diversas formas… E talvez até se conectar com possíveis sócios, clientes ou fornecedores por exemplo.
Então, somando os dois pontos de vista apresentados, duas vantagens e duas desvantagens, qual é a conclusão?
Depende. Depende basicamente de três coisas:
1- A primeira é “Como você aprende?”
Caso você não tenha um perfil autodidata, isto é, que aprende sozinho, não adianta achar que vai fazer cursos virtuais ou ler livros e ter facilidades… A faculdade e trabalhar em equipe pode acabar sendo importante para você.
2- Qual faculdade você vai fazer?
Há muita diferença entre fazer uma boa faculdade, como uma federal, e fazer qualquer uma que abriu na esquina… o nível de aprofundamento e conhecimento em ambas podem ser bem diferentes. Então, se for fazer, opte por uma faculdade boa e que possua boa avaliação no MEC, por exemplo.
3- Qual é o seu propósito?
Se você quer entrar na faculdade pra ganhar mais dinheiro ou pra ter um diploma, pode desistir. Agora, se sua motivação com a faculdade é entrar lá para conhecer pessoas que estão na mesma pegada que você. Ter mais responsabilidade, se conectar com gente experiente e, tentar aprender ao máximo, a faculdade pode sim valer a pena!
E se eu não for fazer faculdade, como posso aprender?
A primeira coisa é saber o que você quer. Uma vez que você tenha descoberto o que quer fazer, o que tem habilidade e aptidão, pode ser uma boa para você começar a assistir os diversos conteúdos de qualidade que já existem na internet e especialmente no Youtube.
A dica de ouro aqui é: não se cobre demais, mas ao mesmo tempo tome microdecisões e aja. Se ainda tem dúvidas sobre começar a faculdade, talvez seja melhor esperar um ano e ir estudando outras possibilidades, até ter mais certeza para tomar uma decisão com tão forte impact0. Se tem muita dúvida, é melhor começar a estudar algo na internet e parar depois de um mês ou entrar num trabalho para aprender e sair se não for sua praia, do que ficar parado esperando um insight sobrenatural aparecer para te dizer o que fazer ou então começar algo que não tem vontade somente por imposições da sociedade.
Enfim, se autoconhecer pode levar um tempinho, mas você tem toda uma vida pela frente e ainda está no tempo de arriscar para ter retornos maiores.
Essa é minha dica, do fundo do coração, espero que tenha te ajudado de alguma forma, e caso você tenha gostado do artigo e do conteúdo, e quiser recompensar meu esforço e de minha equipe para compilar todas essas informações, não se esqueça de compartilhar com seus amigos.
Vou ficando por aqui, que Deus abençoe e direcione sua vida. Bora pra cima águia!!!