Direto ao ponto e sem mimimi, reserva de emergência é a aquele dinheiro que pode te salvar de períodos difíceis ou inesperados em sua vida… E especialmente ela tem um papel muito forte no em relação ao dinheiro, pois tem a função de te dar a tranquilidade e a paz mental que você precisa para investir ou empreender.
Tendo uma boa reserva, você pode concentrar seu foco totalmente na sua atividade profissional sem precisar ficar se preocupando com as contas que já vencem no final do mês.
E hoje vou te ensinar na prática como montar a sua reserva, quais as armadilhas que você deve considerar e ainda como pode fazer para acelerar este seu processo. Então bora lá!
Bora lá, que hoje o tema serve pro iniciante e pro avançando.
Reserva de Emergência é uma quantia de dinheiro que juntamos para viver por algum tempo e que pode nos servir para o caso de momentos inesperados.
É fato que manter um pensamento otimista é cientificamente comprovado como um dos maiores responsáveis por nossa felicidade. Porém, nem tudo o que acontece em nossas vidas está inteiramente sob o nosso controle e é muito válido deixar um espaço para o “e se der errado, como ficarei?”. Em geral, imprevistos SEMPRE vão acontecer, ainda que não saibamos se hoje, amanhã ou daqui alguns anos…
Quer exemplos de imprevistos na prática? Se você é funcionário, a perda de um emprego… se você é dono de negócio, a perda de clientes em uma empresa… Talvez uma pandemia que te fez ganhar menos ou não ganhar nada… um acidente ou até um falecimento de alguém na pior hipótese. Todas essas coisas são terríveis mas podem acontecer.
E aí você me diz, “Beleza Karam, peguei a visão. Esse dinheiro vai servir para me bancar em caso imprevistos e me dar tranquilidade para não ter de ficar explorando minha empresa ou morrendo de medo quando minhas ações caem qualquer 2 centavos”…
Agora, a minha dúvida é “e quanto devo juntar para formar essa minha reserva?”
Isso depende muito de cada pessoa, porém o que eu recomendo é no mínimo seis meses de suas despesas. Ou seja, se você gasta 2.000 reais, você deve ter 6 x 2.000, ou seja 12 mil reais em sua reserva… se por exemplo gasta cerca de 5 mil, logo deveria ter 30.000 reais paradinhos como segurança.
Pronto, você já sabe o que é e sabe qual valor é necessário… a próxima dúvida é: onde guardar essa reserva de emergência?
Pensa nesta metáfora aqui fora do mundo das finanças mas que servirá para você entender… É o seguinte… houve um acidente doméstico aí na sua casa, seu cunhado foi picar a carne e picou a ponta do dedo…
E aí na hora você lembra do kit médico e vai correndo atrás dele… massssssss… O kit médico está no seu porão, dentro de um armário… que para piorar ainda está trancado e como se isto tudo já não bastasse, você ainda não faz ideia de onde está a chave… Nuhhh, isso ia dar problema em?
Agora, se esse kit médico já estivesse perto de você, seria possível pegar e ajudar o cunhadão e ia ficar tudo certo.
Esta simples comparação faz você entender sobre o conceito de LIQUIDEZ, que é poder usar o kit médico ou o dinheiro exatamente na hora que você precisar… Ou seja, de nada adiantaria ter, se na hora da emergência não der para usar.
Assim, uma das exigências da reserva de emergência é essa, o dinheiro precisa estar investido em algum ativo que você consiga retirar o dinheiro a qualquer momento. Ou seja, a reserva de emergência precisa de alta LIQUIDEZ para você usá-la de forma rápida.
Só liquidez? Não! também precisa estar investida num lugar de baixo risco, para que seu capital não esteja rendendo negativo quando você for usar esse dinheiro.
Imagina se na hora que você precisar ele está em ações que estão na fase de queda naquele momento? Daria ruim né?
E se é para ter alta liquidez e baixo risco, obviamente não dá para encontrar um investimento com uma rentabilidade gigante!
Como já expliquei anteriormente em outros artigos, todo investimento envolve 3 coisas para você analisar (RISCO, RETORNO E LIQUIDEZ)… E você nunca vai conseguir ter o melhor desses três quesitos em um só investimento, mas tudo bem.
O objetivo da reserva não é te deixar rico, mas sim suprir sua necessidade no momento exato em que precisar e te dar segurança e paz.
“E em qual investimento eu posso colocar meu dinheiro então Karam?”
A primeira opção seria o Tesouro Selic, pois ele oferece o menor risco que existe, já que você está emprestando para o governo… e também tem liquidez diária, ou seja, você pode tirar o dinheiro assim que precisar…
Por fim, ainda tem a vantagem de que você pode começar a investir nele com apenas 30 reais.
Tenho um vídeo muito completo no meu canal do youtube falando sobre os Tesouros… se quiser saber um pouco mais sobre como você pode emprestar dinheiro para o governo.
OK Karam, mais algum lugar além do Tesouro Selic para investir a reserva? Sim. Além disso, você também pode investir em Fundos DI com liquidez D + 1, que assim como o Tesouro Selic, também está ok em relação aos 3 requisitos citados acima!
E aí, a reserva de emergência é algo que você pode ir juntando aos poucos, não precisa pegar e colocar o dinheiro de uma só vez.
Se você ainda está longe de conseguir chegar no valor, não desanime. Você pode traçar um plano de investimento para este fim específico e ir investindo um pouco a cada mês só para isto… E aí quando juntar a quantia necessária, lembrando, no mínimo 6 meses do seu custo de vida, você pode deixar o dinheiro investido e focar inteiramente em outras coisas.
Agora me diz você. Já tem sua reserva de emergência montada? Ou Vai começar a juntar mensalmente para isto?
Enfim, espero que vocês tenham gostado, se curtiu, compartilhe esse texto com um amigo e se inscreva na Newsletter para ficar por dentro de artigos como esse.
Por hoje é só águias! TMJ! Deus abençoe.