Primeiramente, o que é inveja? Sei que inveja é um dos pecados descritos na Bíblia, sendo assim é algo que te afasta da presença de seu Criador. Logo, senti que valia a pena entrar mais afundo e entender o significado desta palavra, que também é muito comentada em nossa cultura. Dentre as várias definições que pesquisei na internet e em dicionários para esta palavra, a que mais fez sentido para mim foi: Inveja é um desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia.

Sabendo deste significado, vem a segunda pergunta: O pensamento de inveja costuma passar em sua mente? Seja sincero ao fazer uma reflexão interna. Você costuma se sentir mal ao ver o sucesso de outra pessoa? Mais que isto, quando vê o fracasso de alguém você se sente uma pessoa melhor, por saber que tem gente que está pior que você?

Se a resposta para a pergunta acima foi não, ótimo! Mas se a resposta foi sim, isto também é um bom sinal. Afinal não é possível mudar algo que você não reconheça que aconteça. O primeiro passo para corrigirmos nossas falhas é identificá-las e em seguida refletir em formas que podemos usar para modificá-las. Este sentimento não nasceu e nem tem que morrer com você, antes ele pode sim ser eliminado e substituído por um outro equivalente, o qual vamos falar mais abaixo.

Mas será que vale a pena deixar de sentir inveja? Será que inveja é tão prejudicial assim de fato? A resposta é SIM. Por que? Em primeiro lugar por que a inveja te afasta de Deus como poucas coisas na vida. Lembrem-se que todo o que se chama de mal começou quando um anjo chamado Lúcifer passou a invejar o seu próprio Criador, queria ser mais que ele, se sentiu mal por ver ele numa posição acima da sua. Isto por si só já deveria ser um grande sinal para nós! Mas para quem é cético ou não acredita na história da Bíblia, será que ainda há motivos para lutar contra o sentimento de inveja? A resposta é novamente SIM. Por que? Por que a inveja é o principal fator que te impede de ser próspero e rico.

É comprovado cientificamente que nosso subconsciente capta tudo que pensamos, sentimos ou falamos e nos faz ter resultados na vida consciente de acordo com aquilo que lhe é passado. Sendo assim, quando você fica com um sentimento ruim como raiva ou tristeza quando ver alguém rico, saudável ou bonito demais por exemplo, o que ocorre é que a mensagem que chegará para sua vida consciente é de que não é bom para você ser rico, saudável ou bonito demais. Sendo assim, na prática o que ocorre é que você nunca chegará a esses níveis de prosperidade enquanto não tomar uma atitude ativa de substituir este sentimento de inveja por um outro que se chama ADMIRAÇÃO. A admiração pode ser considerado equivalente a inveja, porém tirando o negativo e colocando no lugar o positivo, através de sentimentos de respeito e consideração pela trajetória daquela pessoa.

Quando você admira alguém por ser uma pessoa próspera em qualquer área o que ocorre é que seu subconsciente irá captar aquilo como algo bom, algo que seria excelente colocar na sua vida real para você, algo especial. A conclusão final é que vale a pena lutar para não ser invejoso, substituindo este sentimento pela admiração, de modo que só assim você conseguirá sair de um lugar de pobreza material e espiritual para atingir um lugar de glória na terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais informações?