Existem alguns indicadores fundamentalistas fornecidos pelas empresas que podem ser consultados  em sites como o Fundamentus e o Status Invest. para nos ajudar a avaliar o preço de um investimento. Dois dos principais indicadores usados neste caso são o P/VP e o P/L.

O P/VP estabelece a relação entre o preço da ação e o valor patrimonial proporcional da empresa. Na prática, ele estabelece o quanto os investidores estão pagando pelo patrimônio líquido da companhia, sendo que quando estiver abaixo de 1 pode ser um sinal de subvalorização daquela ação.

O segundo indicador é o P/L, que é utilizado para estimar o quanto o mercado está disposto a pagar pelos lucros de uma empresa. Ou seja, quanto maior o resultado do P/L, mais você está pagando para obter renda passiva. Portanto, tudo o mais constante, quanto menor o P/L melhor para o investidor.

Então é só buscar as ações que tem o menor P/VP e o menor P/L? 

Não! Definitivamente não! Isto por que tanto existem ações com estes indicadores baixos por que de fato são uma oportunidade como também existem ações que estão apresentando resultados ruins e por isto valendo cada vez menos. Existe ainda o caso inverso, de empresas mais modernas que precisam de pouca estrutura física para operar e ainda possuindo alto potencial de escalabilidade, como exemplo o Uber, e que por ter essas características apresentam indicadores P/VP e PL muito altos agora porém justificáveis pelas projeções de crescimento.

Como analisar esses indicadores? Existem duas formas principais para analisarmos P/VP e P/L.

A primeira comparar com o P/VP ou  P/L histórico daquela própria empresa.

 Se a empresa continua sendo uma boa empresa (vendas, margens, lucro etc), e atualmente o P/VP ou P/L está abaixo dos últimos anos, podemos entender que é uma boa oportunidade.

A segunda forma é comparar estes indicadores com os mesmos indicadores dos concorrentes. Neste caso se atente, pois a empresa pode ter um P/L ou P/VP menor, mas também ter receita, lucros e demais indicadores menores. Enfim, apesar de todas essas referências e destes indicadores de fato trazem muito resultado se bem analisados, qualquer indicador deve ser estudado em conjunto e não individualmente.

E agora me diz aí águia, já utilizava estes indicadores? Já tinha se atentado para estas observações de análise? 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais informações?