Abra sua mente para estar errado! Como fazer isso?
Cada pensamento que passa na sua cabeça, cada frase que você diz, cada resposta a uma pergunta ou a um convite que você dá, cada afirmação, cada negativa… cada uma dessas manifestações que você tem de pensamento ou ação vem de uma CRENÇA raíz que você tem, que você aprendeu ao longo de sua vida e que pode ou não fazer sentido, que pode ou não ser “correta”. A questão é que nós tendemos a acreditar que tudo que pensamos é 100% certo, inicialmente ninguém pensa que sua crença é a errada ou que sua visão de mundo é distorcida e irreal…
Ocorre que muitas vezes nós temos crenças que naquele determinado momento nos parecem certas, mas lá na frente vamos perceber que estávamos errados… Curioso isto, não? Às vezes por que ainda não passamos por experiências suficientes com aquilo, outras vezes por que vivemos situações específicas em nosso ambiente ou até mesmo se fomos sendo doutrinados a pensar de certa forma desde crianças… Fato é que o conjunto de crenças que escolhemos implementar ou manter em nossas mentes estará intimamente ligado com os resultados que teremos nas principais áreas de nossa vida.
Sendo assim, sabendo que nunca podemos ter 100% de certeza de nada, como fazer para nos proteger dos resultados catastróficos que podem se originar de uma decisão ou de um julgamento errado em nossas vidas? Simples: QUESTIONE-SE! Não tome decisões de imediato, por impulso ou apenas para se sentir melhor. Por mais que aquilo pareça muitas vezes ser a absoluta certeza de como se agir, lembre-se que há uma chance de você ter se enganado… e se há 1% de chance de estar errado, já vale a pena refletir e ser menos rígido consigo mesmo e com os outros… Isto se chama “ABRIR A MENTE”, considerar que mesmo naquilo em que pensamos que temos domínio, pode ser que não tenhamos…
E o mesmo vale para julgar as outras pessoas… CUIDADO para não julgar o outro quando você é que pode estar errado… no final, o julgamento é uma vaidade, o querer ser o dono da razão está muito mais relacionado com uma necessidade de suprir as carências do ego do que com de fato ser o detentor do conhecimento específico daquela situação. Enfim, abra sua mente, questione suas crenças, julgue menos, seja mais leve, SEJA FELIZ!