E olha aí pessoal, dando um passeio de bicicleta essa semana tive a oportunidade de encontrar com a celebridade aí dos livros de desenvolvimento pessoal… sim, sim encontrei com ele: O Cisne Negro…ou seria um primo distante? kkkkkk

Na verdade não é bem o cisne negro, o original da Austrália, porém ainda que seja um pato preto brasileiro ou outra ave que não conheço, o fato é que estar com muitas endorfinas do exercício no cérebro provavelmente foi o que me levou a ter a inusitada ideia de tecer comentários a respeito da lógica por trás do cisne negro. Enfim, vamos lá.

Segundo o livro A lógica do Cisne Negro, o autor ensina que o conceito de cisne negro se relaciona com o fato de que antes da descoberta da Austrália acreditava-se que todos os cisnes eram brancos, afinal as pessoas não haviam conhecido até então nenhum cisne negro, mas eles existem. Um evento que você não esperava pois não conhecia pode ocorrer e tudo mudar de repente. Imagine um peru que é alimentado e criado pela família com tudo do bom e do melhor, e no dia de ação de graças ele é assassinado, este evento foi um cisne negro para ele.

Devemos abrir nossas mentes para o fato de que existem coisas que nem sabemos que não sabemos. Pois se existem coisas que sabemos que não sabemos fazer, por exemplo, eu sei que não sei tocar guitarra, por outro lado existem coisas que estão no nosso raio de possibilidades e é nelas que devemos nos focar. É sempre necessário considerar a possibilidade de que podemos não estar vendo 100% da realidade e que mesmo que ainda não haja ocorrido na história, nunca conseguiremos bater o martelo com a certeza total de que estamos certos em relação a alguma previsão sobre qualquer tema do mundo.

E no mercado financeiro, como podemos tirar vantagem do conhecimento de cisnes negros? ATRAVÉS DO CONTROLE DE RISCO. Ninguém é capaz de prever o futuro e bater o martelo em uma aposta com 100% de certeza. Isto por que o mercado é imprevisível e todos os cisnes negros no mundo tendem a refletir nos preços das ações. Tanto empresas podem de repente mudar a gestão, quanto podem ser compradas, falirem, sofrerem atentados, sofrerem sanções do governo, entre mil outros fatores que podem ocorrer até em quesitos do dia-a-dia. Tudo isto pode e vai impactar, dando ainda maior nível de incerteza para tudo.

A solução é: Quando deixamos a maior parte do nosso capital em investimentos diversificadas e “mais seguros” e arriscamos uma parte menor em investimentos altamente arriscados, estaremos ao mesmo tempo nos protegendo de cisnes negros negativos e nos expondo a cisnes negros positivos. Além disso, é óbvio que o correto é nunca expor grande parte do seu capital num único empreendimento ou ação, pois você não pode prever o futuro, e se não temos a certeza a única forma de ganhar é arriscar pouca porcentagem de capital por tentativa. Assim você estará dividindo seus ovos em mais ações e mercados, e aumentando suas chances de sucesso por estar acreditando em investimentos diversificados, que podem ser cortados para perder pouco em caso de insucesso e ganhar muito em caso de sucesso. Nos investimentos e na bolsa de valores tudo são probabilidades, nunca certeza, aceite isto e use a estatística básica a seu favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais informações?